quarta-feira, 11 de maio de 2011

Não quero ser igual

Ser igual a todos querendo ser diferente
Ser diferente acaba sendo um pensamento igual
Eu repito a frase de não saber quem sou
E quantos já não repitiram essa frase?

Ontem era
Hoje sou
Amanhã serei
A cada tempo um novo ser

Quem eu queria realmente ser?
Uma intelectual?
Mais uma rica?
Menos uma feia

Quero entender quem me incomoda
Quero um minuto de silêncio para mim
Querer, querer
Quero o que não quero mandar embora.

O que ser?
Como ser?
Pra quem ser?
Porque ser?

3 comentários:

  1. "Quero o que não quero mandar embora."
    essa frase conduz a uma ideia, que gosto. talvez a chave para as ultimas perguntas. Querer o que se tem, parece muito conformista, mas discordo. Querer o que se tem, significaria antes de tdo querer desvendar o escuro. significaria, p mim, a morte do ser aparente e o encontro com o indeterminável daquilo que nos compoe.

    engracado, em todo o texto, como o q mais se parece condizente ao tema,vejo esta frase. Quero o que nao quero mandar embora.. porém mais do que isso, quero desejar uma significancia. E quais as consequencias disso, me pergunto. a nao necessidade de criar um ser?

    frase boa

    ResponderExcluir
  2. Ser é decidir.
    Pensar é apenas uma parte e quanto mais tempo temos para esta parte, mais igual a todos somos,
    pois pensamos também no que outros foram ou são.

    Ser é decidir.
    É na decisão que está o ser, por quê não ?
    Ser é material. É fato.

    Enquanto não decido, penso.
    E quando penso, não sou.

    Então ser é um pouco de não ser.
    Ser é o que os nossos sentidos podem provar.
    O que foge aos sentidos, o que fica escondido do mundo é o não ser.

    E afinal...
    o que somos ?
    O que decidimos ser! (?)
    O que !decidimos! mostrar.

    ResponderExcluir
  3. Tobias, antes de comentar quero te agradecer pelo texto, que me deu muito assunto p pesar durante o café-da-manha!
    e aproveirar p te mandar um convite de participacao no blog. pense e avise o que decidiu! ;)

    pequeno artigo! termina rápido.
    ...................................................
    comment:

    Sendo "ser" igual ao ato de decidir, o qu enao decide, nao é??
    Uma cadeira que nao decide ser cadeira, extingui-se?

    Qualquer tese que eu digo que é lógica, é?

    Se eu decido ser original, ético, ou uma lata de cerveja, tenho atravéz da formula mágica da minha decisao, tornar-me exatamente isso?

    E nesse caso, até que ponto a minha memória, pensamento, inteligencia, tem a capacidade de nao me conformar com essa minha decisao?

    Voltando ao texto, qual a diferenca estrutural entre essa definicao e o seu oposto : "penso, logo existo"?
    Decido agora que nao há nenhuma. há alguma diferenc,a?

    Essa brincadeira, dá muito poder a um camarada só nao acha?

    Perfeito seria se nao tivessemos de viver em sociedade, comparando as experiencias, ou escrevendo a história, mas o fato eh que a humanidade ainda estah escrava desse convívio. E nao poderia nem decidir, caso nao tiivesse antes aprendido isso com o outro.

    Ser igual a todos é decidir como todos? Quem sao todos, ateh aquele budista do tibet?
    Decidimos como TODOS, quando mais pensamos (reagimos?)?
    é possível isso?

    Mas se pensamento é pensamento, quem decidiu que ele fosse assim tao inútil? E quem se utiliza de tal inutilidade do pensamento e quem se afeta?

    Uma coisa nao entendi : "E quando penso, não sou"! pq nao posso ser pensamento? sem ter de decidir algo nao há pensamento??e a lembranca o que é?? o que é tb a reflexao nesse caso!!?

    vamos lá ainda tem mais...

    Eu tb acho que o ato de decidir, define um novo ser.
    e que o Pensar, por ser analítico, estah para a desmistificacao desse "ser" oriudo da minha decisao.
    sinceramente eu acredito que haja também coisas que nao decidimos, dado que nao a reconhecemos pelos sentidos, mas que mesmo assim existem ou seja SAO. aqui nao posso te dar exemplos, pq acredite ou nao, também sou humano!

    terminou! :)

    escrevi tanto, pq achei seu texto muito filha da mae mesmo!!. espero nao ter te entediado demais.


    ach mais uma coisa:
    Decidi que esse texto é pura poesia alema! ele é?

    ResponderExcluir